quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CELSO AMORIM: "NEOLIBERALISMO ESTREITOU O HORIZONTE DIPLOMÁTICO DO BRASIL ANTES DO GOVERNO LULA"

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou que o Brasil “se tornou mais universalista” com o governo Lula.

Para o ministro, o país “viveu durante muito tempo acanhado”, depois de 21 anos de ditadura e “depois um período de prevalência ou forte influência das teses neoliberais na área econômica”. “Tudo isso acabou estreitando um pouco o nosso horizonte diplomático”, declarou o ministro em entrevista para Alexander Thoele, do portal suíço “Swissinfo.ch”.

“Durante esse auge do neoliberalismo, de fazer economia onde não se deve fazer economia, muitas embaixadas foram fechadas. Hoje o Brasil tem uma rede realmente muito mais ampla, o que é bom para nós e para o nosso comércio. O custo de uma embaixada pequena é ridículo comparado com o que você obtém”, salientou.

Amorim defendeu o Mercosul e mostrou como o bloco tem se fortalecido.

“O Mercosul tem se desenvolvido muito”, destacou. “O nosso comércio com os países do Mercosul multiplicou-se por cinco nos últimos oito anos. É verdade que 2002 era um ano de crise na Argentina. Mas mesmo se você pegar 2001 ou outro ano anterior, vai ver que houve um crescimento notável. Hoje em dia, 47% das nossas exportações de manufaturas - 30% só para o Mercosul - vão para America Latina e Caribe”.

No entanto, ele defendeu uma união mais ampla dos países da América do Sul. “Eu acho - e falando mais amplamente com um futuro mais de longo prazo - o que a América do Sul precisa é de uma união de toda a América do Sul. Por isso é que nós temos trabalhado também na Unasul. Pois muitos dos problemas envolvem países que não são do Mercosul”, avaliou
HP

Nenhum comentário: