sexta-feira, 6 de agosto de 2010

GOVERNO LULA: GERAÇÃO DE 14 MILHÕES DE EMPREGOS

A candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff,

comemorou hoje os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego que apontam a criação de 1,7 milhão de empregos em 2009, ano em que os efeitos da crise financeira mundial mais afetaram o setor produtivo brasileiro.

O Ministério havia divulgado em janeiro com os dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (Caged) que haviam sido abertas 955 mil vagas formais no ano passado. Agora, com os dados consolidados e as informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o governo divulgou que a geração de postos formais foi de 1,7 milhão.

“Uma das questões importantes nessa eleição, se olharmos nas pesquisas, é que mudou um pouco o que a população acreditava serem as questões principais. Em 2002, era o emprego, por exemplo. Emprego foi durante muito tempo uma das questões mais importantes. Não é que desapareceu a preocupação, mas diminuiu muito. Saiu o levantamento do Caged e da Rais hoje e o valor de empregos gerados é impressionante para 2009”, disse.

Segundo ela, com essa revisão, o governo Lula consegue chegar muito próximo da marca de 14 milhões de empregos gerados em 8 anos. Dilma afirmou que, no seu governo, a formalização de empresários individuais e o reforço do crédito para as micro e pequenas empresas vão continuar impulsionando o emprego.

Dilma disse que criará um ministério só para atender o interesse das empresas de menor porte. "Terei uma política dirigida para esse setor que mais cria emprego, que é o setor de micro, pequenas e médias empresas. Essa é uma questão fundamental. É o único ministério que proponho hoje", afirmou. "A gente sabe que o acesso a crédito é diferenciado nesses casos, sabe que uma política de inovação pode ser feita exclusivamente para elas.”

Nenhum comentário: