sábado, 5 de dezembro de 2009

É PRECISO TER "AUTORIDADE MORAL" PARA EXIGIR O FIM DAS ARMAS NUCLEARES



Para convencer países a não terem armas nucleares, Estados Unidos e Rússia precisam primeiro dar o exemplo e desmontarem seus próprios arsenais.



Segundo o presidente brasileiro, para ter “autoridade moral” para pedir que os outros não tenham, é preciso não ter também. Lula disse, em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (3/12) em Berlim (Alemanha), que acredita “na capacidade de convencimento e de diálago das pessoas” e lembrou que recebeu no Brasil mês passado os líderes de Israel (Shimon Peres), Autoridade Palestina (Mahmoud Abbas) e Irã (Mahmoud Ahmadinejad), com os quais conversou bastante sobre o tema. O Brasil, disse Lula, está tentando dar a sua contribuição, dialogando e dando o exemplo.


"Não sei se sou ingênuo ou otimista demais, mas acredito no diálogo. Espero que aconteça o melhor, que o Irã desative suas armas, que os Estados Unidos e a Rússia também. Só podemos pedir para os outros não terem se a gente também não tiver. Todos os países que têm devem começar a desmontar para terem argumentos para convencer os outros", disse Lula.

Nenhum comentário: