quinta-feira, 18 de junho de 2009

Presidente Lula desagrava Sarney
O presidente Lula afirmou que o presidente do Senado, José Sarney (AP), é uma pessoa séria e que tem “história suficiente” para não ser tratado como “uma pessoa comum”. Na quarta-feira (17), em Astana, no Cazaquistão, Lula criticou o “denuncismo” da mídia ao ser indagado sobre as acusações ao Senado e o pronunciamento do presidente da Casa, na terça-feira.
“Não sei a quem interessa enfraquecer o Poder Legislativo no Brasil. Mas penso o seguinte: quando tivemos o Congresso Nacional desmoralizado e fechado foi muito pior para o Brasil, portanto é importante pensar na preservação das instituições e separar o joio do trigo. Se tiver coisa errada, que se faça uma investigação correta”, assinalou.
Lula disse que a série de ataques contra o Senado deve ser esclarecida, pois não se pode “todo dia você arrumar uma vírgula a mais, você vai desmoralizando todo mundo, cansando todo mundo”. “Eu sempre fico preocupado quando começa no Brasil esse processo de denúncias porque ele não tem fim e depois não acontece nada”, acrescentou Lula, antes de embarcar para Brasília.
Na tribuna do Senado, Sarney considerou injustas as acusações de que teria praticado nepotismo e prometeu que punirá todos os que estejam envolvidos em irregularidades. “Quem for responsável, que seja punido e serei eu que estarei à frente para punir. Todos nós devemos ver o que está errado e corrigir o que está errado. Eu estarei aqui pronto para cumprir tudo o que o Senado decidir e, ao mesmo tempo, vou levar em frente, doa a quem doer, resistências que tiver”, disse.
Ao lembrar que está há apenas quatro meses ocupando o cargo, o presidente da Casa ressaltou que durante este período se dedicou a “corrigir erros, tomar providências necessárias ao resgate do conceito do Senado”. “Isso evidentemente não se pode fazer do dia para noite, nem é do meu estilo que se o faça soltando fogos de artifícios, até mesmo porque nunca fiz minha carreira política às custas da honra de ninguém, nem às custas da honra da instituição a que pertenço”, frisou.

Nenhum comentário: