quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Lula anuncia medidas e diz que país está preparado para a crise


"A crise americana já consumiu 850 bilhões de dólares do povo americano para tapar os buracos dos banqueiros que faziam agiotagem com dinheiro público", afirmou o presidente
O governo federal anunciou, nesta segunda-feira, medidas para aumentar a liquidez do sistema financeiro e o volume de recursos destinados ao financiamento das exportações brasileiras. Entre as medidas estão a liberação, pelo BNDES, de 5 bilhões de reais para a exportação, a redução dos depósitos compulsórios, além da venda de dólares das reservas cambiais para aumentar a oferta de moeda estrangeira em circulação.
Devido à crise de liquidez provocada pela crise americana, algumas empresas brasileiras estão tendo dificuldade em obter os dólares necessários para o financiamento de suas exportações.
O presidente Lula afirmou, neste domingo, em São Bernardo do Campo (SP), que as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), incluindo os investimentos da Petrobrás, refinarias, habitação, urbanização de favelas e saneamento básico, vão continuar no mesmo ritmo. Segundo o presidente, "a crise internacional chegou ao país como uma onda que não causa nenhum dano, porque se trata de uma crise de crédito e isso a gente pode resolver com o dinheiro que temos".
Lula ressaltou que mesmo que faltem alguns recursos para o financiamento das exportações, "o país tem meios de enfrentar e resolver a situação". "Para vocês verem como estamos preparados, vamos licitar o trem-bala em março para mostrar que sabemos lidar com a crise", sublinhou. "Nós nos precavemos e agora temos reservas para enfrentar essa e outras crises", acrescentou.
O presidente disse que o Brasil, apesar de protegido contra as conseqüências da farra americana, não pode se descuidar da situação. "Queremos que esse tema da crise seja levado ao Congresso Nacional para as pessoas perceberem que, embora o Brasil não corra nenhum risco, nós não podemos vacilar, porque a crise americana já consumiu 850 bilhões de dólares do povo americano para tapar os buracos dos banqueiros que faziam agiotagem com dinheiro público", afirmou o presidente Lula. "Queremos que eles (congressistas) tomem conhecimento de algumas medidas que nós vamos tomar em função da crise americana", afirmou o presidente, pouco antes de votar, acompanhado de Luiz Marinho, candidato do PT à prefeitura de São Bernardo.
BNDES
Entre as medidas anunciadas está a liberação de recursos para aquisição de carteiras de bancos de pequeno e médio portes. Além disso, o Banco Central operou a venda de dólares no mercado com vistas ao aumento dos recursos em moeda estrangeira destinados ao financiamento das exportações brasileiras. O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), por sua vez, anunciou mais R$ 5 bilhões para as operações de comércio exterior.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que participou de entrevista coletiva nesta segunda-feira, afirmou que esta é a maior crise desde 1929 e que o momento atual é o mais agudo da crise americana. "Ela já tem mais de um ano, mas se aprofundou quando se revelaram os ativos podres das empresas", comentou. Para ele, no entanto, "essa situação é passageira". "No Brasil, que não está imune à crise, a situação é melhor porque não há problema de solvência, não há ativos podres, com o principal sofrimento sendo a falta de liquidez e o estrangulamento do crédito em escala internacional". "Mas o governo está tomando as medidas adequadas para garantir a liquidez", afirmou o ministro.

Nenhum comentário: