quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

PEC 55/2016 é a PEC dos banqueiros

Fattorelli
“O objetivo da PEC 55 é aumentar a destinação de recursos para o sistema financeiro. Para isso, ela estabelece um teto para todas as despesas primárias por 20 anos; somente para as despesas primárias!”, denuncia a Maria Lucia Fattorelli, auditora fiscal e coordenadora da organização brasileira Auditoria Cidadã da Dívida, em artigo intitulado “PEC 55/2016 é a PEC dos Banqueiros”.

“Poucas pessoas sabem que quando se fala em despesa primária estamos nos referindo a todas as despesas de manutenção do Estado (poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público) e todas as despesas com os serviços públicos prestados à população, exceto as despesas com o pagamento de juros da chamada dívida pública…
A PEC 55 deixa fora do teto as despesas não-primárias que são justamente as despesas financeiras. Dessa forma, tudo o que o país vier a crescer, arrecadar e auferir em termos patrimoniais ou econômicos somente poderá destinar-se aos gastos financeiros.
Assim, a PEC privilegia a destinação de recursos para os gastos financeiros, ao mesmo tempo em que sacrifica todos os investimentos sociais.
Estamos diante de um grande escândalo, pois os gastos que mais precisam ser disciplinados no Brasil são os abusivos gastos financeiros com juros, juros sobre juros, swaps cambiais ilegais, remuneração de sobra de caixa dos bancos (disfarçada de operações compromissadas) e demais mecanismos que têm gerado a chamada dívida pública ao longo dos anos e consomem quase a metade do orçamento federal todo ano”.
Leia o artigo completo em http://www.auditoriacidada.org.br/blog/2016/12/02/pec-552016-e-pec-dos-banqueiros/. 

http://www.horadopovo.com.br/

Nenhum comentário: