domingo, 6 de março de 2016

Renato Janine Ribeiro compara situação de Lula à de Getúlio Vargas em 1954



O filósofo e ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro se manifestou nesta sexta-feira (4) com relação à ação que levou o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva para depor de forma coercitiva na sede da corporação, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Em sua página no Facebook, o ex-ministro chamou a ação policial de invasão” e ressaltou que “os custos institucionais serão altos. Quando o ódio chega ao ponto de faltar ao protocolo elementar, o espaço de diálogo, que já é hoje muito pequeno, se torna ainda mais exíguo”.
Em outro post, Janine comparou a ação ao ocorrido com o ex-presidente Getúlio Vargas em 1954. “O cerco a Lula lembra muito isso. Um apartamento de classe média no Guarujá, um sítio decorado com hábitos modestos vão cercando o ex-presidente. Que ele poderia e deveria depor, OK. Mas condução coercitiva, nunca. Que se negociasse seu depoimento, com absoluto respeito ao cargo que ocupou. Porque ao desrespeitá-lo, estão sendo desrespeitados os brasileiros que o conduziram à presidência e também os que o apoiam”.
Na sequência de publicações, ressalta que a estratégia da oposição de tomar o poder mudou o rumo. “Agora a estratégia é outra. É tirar [o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo] Cunha, Dilma e Lula. “Se o mandato de Dilma for cassado pelo TSE, vai embora também [o vice-presidente Michel] Temer e, se isso ocorrer este ano, em três meses haverá eleições diretas à presidência. Enquanto isso, Cunha governa. Ora, isso é insustentável”.
Ele observa ainda que Temer estaria em uma situação delicada porque “Temer é muito inteligente. Nem seu perfil nem o momento presente permitem que ele seja nosso vice-presidente-assumindo-a-presidência nota mil, Itamar Franco. Mas ele não é bobo de querer ser nosso vice-presidente-assumindo-a-presidência nota zero, Café Filho” e conclui que “para saber quem foi Café, 99% terão que olhar a Wikipedia, enquanto quase todos sabem quem foi Getúlio Vargas ou JK. Não vale a pena. Temer é inteligente e não vai querer um papel desses”.

http://www.sul21.com.br/

Nenhum comentário: