sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

REFLETIRMOS SOBRE O NATAL.


No dia de Natal, onde é a data onde comemora-se o nascimento de Jesus Cristo. Nestes dias de consumismo onde nos shoppings não se vê a imagem de Cristo, onde o Natal fosse apenas para troca de presentes, compra da roupa nova, da TV e etc. Vemos o papai-noel (coca cola), mas Cristo não esta presente.
Um dos profundos ensinamentos que Ele nos deixou, na minha opinião o mais importante: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." Marcos 12:31

Nestes dias de egoismo, ganancia, de lucro máximo, de consumo de drogas, de prostituição, de escolas precárias, de hospitais sucateados, de arrocho salarial, de desemprego, de muitos trabalhadores sem casa morando em condições péssimas, miséria cultural, social, transportes coletivos precários, milhares de jovens nas ruas drogados, de roubo do dinheiro publico, do estado enriquecendo alguns, diante desta realidade o amor ao próximo esta longe do que Cristo nos ensinou.
O Papa Francisco disse: o atual sistema global (capitalista) “que impôs a lógica do lucro a todo o custo, sem pensar na exclusão social nem na destruição da natureza (…) é insuportável: não o suportam os camponeses, não o suportam os trabalhadores, não o suportam as comunidades, não o suportam os povos…. E nem sequer o suporta a Terra, a irmã Mãe Terra, como dizia São Francisco”.

O Papa considerou ainda que atual sistema é uma “ditadura sutil” e chamou os mais pobres e excluídos à ação: “vós, os mais humildes, os explorados, os pobres e excluídos, podeis e fazeis muito. 
Atrevo-me a dizer que o futuro da humanidade está, em grande medida, nas vossas mãos, na vossa capacidade de vos organizar e promover alternativas criativas na busca diária dos ‘3 T’ (trabalho, teto, terra), e também na vossa participação como protagonistas nos grandes processos de mudança nacionais, regionais e mundiais. Não se acanhem!”. Disse Jesus "vim trazer paz a Terra; não vim trazer-lhe paz, mas espada". Na família, no trabalho, na politica, praticar este legado que Jesus nos deixou.Reflitamos sobre esse dia de Natal.
Aylton Mattos

Nenhum comentário: