quarta-feira, 8 de abril de 2015

Globo prega redução da maioridade



Da coluna "Notas Vermelhas", no site Vermelho:

O jornal O Globo publicou nesta segunda-feira (6) um editorial intitulado “Destravar o debate”, defendendo a redução da maioridade penal. Nada demais um jornal defender uma opinião sobre um tema que faz parte da pauta nacional. Mas chamam a atenção os fracos argumentos que embasam a posição de O Globo na questão da maioridade penal. Tão fracos que nos fazem pensar que O Globo só defende a redução por uma questão de coerência histórica. 

O editorial começa com a seguinte afirmação: “O Unicef estima que 1% dos homicídios no Brasil é cometido por adolescentes com 16 ou 17 anos”. Ora, segundo projeção do IBGE, em 2015 jovens de 16 e 17 anos representam 3,35% da população em geral. Portanto, se 3,35% da população respondem por 1% de todos os assassinatos, não é nesta faixa etária que está o principal problema, sem contar o fato óbvio de que, de acordo com a própria informação de O Globo, 99% dos assassinatos são cometidos por maiores. 

O Globo também argumenta que “os indicadores evidenciam que a política brasileira para enfrentar a crescente criminalidade juvenil é um fracasso”. Nem tanto. O índice de reincidência de jovens infratores que passam por medidas socioeducativas não chega a 30%, enquanto que entre os adultos do sistema prisional o índice é de 70%. Maíara Fernandes, que assina a seção “outra opinião”, contraditando a posição do jornal, apresenta dados que desmentem inclusive a suposta “crescente criminalidade juvenil”. 

O Globo coerente com sua história

Ao defender a redução da maioridade penal,O Globo é coerente com sua história. Senão, vejamos: criação do 13º salário? O Globo foi contra. Instalação da ditadura militar? O Globo foi a favor. Privatização do patrimônio público? O Globo é a favor. Reforma agrária? O Globo sempre foi contra. Programa mais médicos? O Globo é contra. Ganho real para o salário mínimo? O Globo é contra. 

E assim vai. O Globo só não faz pressão para revogar a lei da gravidade porque ainda não pensou em um jeito de ganhar dinheiro com isso. Termina assim o editorial de O Globo em defesa da redução da maioridade penal. “Jovens com plena capacidade de discernimento são atraídos pelo crime, e devem responder perante a Justiça por seus atos”. Isso ninguém discute, pois somos contra a impunidade seja de jovens de 16 ou 17 anos, seja de empresas com quase 50 anos e que fraudam a receita e subornam funcionários públicos para encobrir a fraude. Todo o rigor da lei para estes delinquentes!

Nenhum comentário: