sexta-feira, 29 de março de 2013

DILMA ENFRENTA A PÁTRIA RENTISTA: MÍDIA UIVA



Estupefação e revolta no circuito dos professores banqueiros, dos consultores e da mídia que os vocaliza. Na reunião dos BRICs, na África do Sul, a Presidenta Dilma disse que não elevará a ração dos juros reivindicada pelos batalhões rentistas, a pretexto de conter a inflação. 


A reação instantânea das sirenes evidencia a cepa de origem a unir o conjunto à afinada ciranda de interesses que arrasta US$ 600 trilhões em derivativos pelo planeta. 

Gente que prefere blindar seus automóveis a investir no desenvolvimento. O Brasil tem a maior frota de carros blindados do mundo. E uns R$ 500 bi estocados em fundos de curto prazo...  Carros blindados, dinheiro parado, paraísos fiscais e urgências de investimento formam a determinação mais geral da luta política em nosso tempo.

Os anéis soturnos desse garrote reúnem  --e exercem, através da mídia, por exemplo--  um poder de extorsão capaz de paralisar governos  e asfixiar nações. A falência cipriota assusta as trincheiras desse cortejo não por suas dimensões. Mas porque ressoa o uivo cavernoso de uma bancarrota, só anestesiada a um custo insustentável na UTI mundial  das finanças desreguladas. 

No Brasil o mesmo uivo assume  o idioma eleitoral ao gosto do dinheiro graúdo: ‘dá para fazer mais'. O governo Dilma acha que sim. Mas com a expansão do investimento produtivo; não com mais  juro e arrocho. São lógicas dissociadas. Aqui e alhures, a obsessão mórbida pela liquidez descolou-se da esfera patrimonial para o éter dos rendimentos financeiros. Não importa a que custo. Dilma classificou essa receita de uma fraude datada e vencida. De um mundo que trincou e aderna, desde  2008. A pátria rentista uiva e ruge diante de tamanha indiscrição.

http://www.cartamaior.com.br


Nenhum comentário: