segunda-feira, 28 de julho de 2008


Manifestantes ocuparam o centro de Belgrado em repúdio à prisão de Karadzic e à corte-farsa
Pelo segundo dia consecutivo, centenas de manifestantes tomaram o centro de Belgrado, capital da Sérvia, para denunciar a prisão do ex-presidente da República Sérvia da Bósnia, Radovan Karadzic, e repudiar sua entrega à corte da Otan, organização criminosa de guerra que bombardeou a Iugoslávia para impor o desmembramento do país. O ato foi convocado por entidades patrióticas e pelos partidos que se opõem ao governo colaboracionista no poder.
Aos brados de "Sérvia!", "Karadzic", "Vojislav" [Seselj] – líder do Partido Radical Sérvio mantido sob seqüestro em Haia -, e "Mladic" – o general que chefiou na Bósnia a resistência armada à partição do país -, os manifestantes repeliram a intenção do governo Tadic de vender Karadzic em troca de algumas migalhas da União Européia. Eles denunciaram que a prisão do líder sérvio-bósnio não passa de "traição" à Iugoslávia e à Sérvia.
Enquanto diziam que a Iugoslávia não podia existir porque juntava "povos distintos", EUA e Alemanha afirmavam exatamente o contrário quando se tratava da Bósnia-Herzegovina: os sérvios estariam obrigados a se manter sob o mesmo "mini-estado" com "muçulmanos"-pró EUA, bósnios e croatas. Até hoje, a Bósnia está sob ocupação da Otan, que foi preparada pela mídia imperial através de campanhas de desinformação como "a matança do mercado de Sarajevo" e "o massacre de Srebenica". Assim como fizeram contra o Iraque para justificar a invasão: "armas de destruição em massa", "massacre de curdos" e "atentado contra Bush pai".

Nenhum comentário: