domingo, 13 de julho de 2008

LULA COBRA DO G8


Lula cobra do Grupo dos 8: é inconcebível a especulação com o petróleo e os alimentos

O presidente Lula criticou na quarta-feira, em entrevista coletiva concedida no Japão, a especulação internacional que está elevando os preços dos alimentos e do petróleo. “É inconcebível o petróleo estar a 145”, afirmou.
“O que nós, hoje, estamos assistindo? A especulação no mercado futuro de petróleo já tem a mesma quantidade de barris de petróleo que a China consome. Então, nós temos um consumo verdadeiro da China, e nós temos um consumo virtual, através do mercado futuro, da especulação”, apontou o presidente brasileiro, que participou da reunião do G-8 (os 8 países mais ricos do mundo) junto com a China, Índia, África do Sul e México.
“O que está ficando como impressão, e vai se consolidando cada dia mais, é que aqueles que tiveram a experiência de perder muito dinheiro com o subprime americano estão, agora, utilizando dinheiro dos fundos para especular com o petróleo, para especular com alimentos”.
Lula criticou também a atual política de imigração dos países desenvolvidos. “Os países ricos acham que os pobres incomodam, quando na verdade, os pobres ajudaram esses países a se desenvolver. São 35 milhões de hispânicos nos Estados Unidos, que certamente contribuíram muito para que os Estados chegassem ao ponto de ser uma nação importante. E assim na Europa, os turcos devem ter ajudado muitos países a se desenvolverem”. “Eu tenho dito para os governantes que a continuação da política de favor para a África, ou seja, subsidiar o alimento nos seus países para vendê-lo mais baratinho para a África não resolve o problema. É preciso que a gente dê condições de os africanos produzirem os alimentos. Nós temos que garantir tecnologia, garantir semente e garantir financiamento”, declarou, cobrando também o fim dos subsídios agrícolas na Europa e EUA.
Sobre a questão ambiental, Lula disse que o Brasil é um dos que menos poluem o planeta e cobrou coerência dos países ricos. “Nesses números todos, vocês vão perceber que o Brasil emitiu, em 2005, 360 milhões de toneladas de CO2, o que representa apenas 1.28% do que foi emitido. Em contrapartida, os Estados Unidos emitiram 21%, apenas para dar um exemplo”. “Queremos crescer, queremos indústrias, queremos produzir mais. E nós temos os outros, que querem comer. Como é que você pode dizer para o Haiti que o cara não pode cortar uma árvore, se ele não tem dinheiro para comprar gás e não tem nenhuma energia? Então, ele vai cortar a árvore para fazer comida”.
“O Brasil tem 85% de energia elétrica limpa, renovável. Do total da energia do Brasil, 46% é limpa. Noventa por cento dos carros produzidos são flex fuel, temos 64,9% da nossa floresta original e agora estamos introduzindo 2% de biodiesel no óleo diesel. Então eu acho que se tratando de questão climática, de meio ambiente, as pessoas precisam ouvir o Brasil de vez em quando”.

Nenhum comentário: