terça-feira, 3 de maio de 2011

Síria: gangs matam dois militares em Daraa e sofrem 10 baixas; 499 terroristas são presos

Dez terrorristas morreram em um confronto com o exército sírio na cidade de Daraa, no dia 1º. O comunicado é do exército, que declarou ter perdido dois de seus homens na operação para desalojar franco-atiradores que haviam se postado em um minarete da mesquita Al Kark. Nesta mesma operação oito militares ficaram feridos.

A agência de notícias do país, SANA, declarou que na segunda-feira, sete militares mortos foram sepultados. Seus funerais foram acompanhados por multidões nas sua cidades de origem.

O exército anunciou também a prisão de 499 agressores e que também foram desenterrados munição e fuzis. A agência de notícias síria SANA informou que, por causa deste e outros confrontos, sete mártires foram enterrados em diversos cemitérios no país, com grande participação de populares entoando palavras de ordem pela unidade nacional. O maior dos funerais aconteceu em Aleppo onde foi enterrado o soldado Issa Mussa Al Mussa.

Na aldeia Al Tarmaqieh foi enterrado o soldado Fadi Shadud. Quando o caixão baixou à sepultura a multidão presente prorrompeu em aplausos. Emocionado, seu irmão, Mufid Suleiman Shadud, declarou: “Meu irmão foi morto de forma traiçoeira em Daraa no cumprimento de seu dever. Sofro com sua morte mas me orgulho do seu martírio e seus familiares oferecem este sacrifício pelo bem de nosso amado país”.

Recentemente, o site WikiLeaks postou telegramas confidenciais norte-americanos tratando do financiamentos de grupos antigovernamentais sírios que receberam milhões de dólares sendo presenteados inclusive com uma TV, a Al Barada.

Tudo para semear a discórdia e a intranquilidade na Síria, da qual Israel mantém as colinas de Golã sob ocupação desde 1967.
HP

Nenhum comentário: