Reino Unido treina tropas sauditas para trucidar oposição no Bahrein
O Reino Unido está treinando as tropas de elite da Arábia Saudita – sua Guarda Nacional - para preparação de francoatiradores e outras medidas para reprimir as manifestações populares contra o governo do Bahrein, segundo noticiou o jornal inglês “The Observer”.
As forças militares sauditas em treinamento pelos ingleses são aquelas que invadiram o Bahrein no dia 14 de março para abafar os protestos contra o governo, que acontecem desde 14 de fevereiro, exigindo melhorias das condições de vida da população além de um regime representativo no lugar da ditadura monárquica que reina sobre a ilha.
A invasão das tropas sauditas aconteceu dois dias depois da visita do chefe do Pentágono, Robert Gates, ao Bahrein e Arábia Saudita.
O ministério da Defesa britânico confirmou que os ingleses ministram regularmente cursos para a Guarda Nacional saudita em “armas, trabalho de campo e treinamento de atitudes militares (sic) em geral”. Estes cursos estão organizados pela missão militar britânica, composta por 11 militares, comandados por um brigadeiro e o Reino Unido envia até 20 equipes por ano para o reino saudita.
O ministro da Defesa, Nick Harvey, admitiu ao Parlamento de Londres na semana passada que “é possível que alguns membros da Guarda Nacional saudita que foram deslocados para o Bahrein tenham sido treinados pela missão militar inglesa”.
HP
Nenhum comentário:
Postar um comentário